Lições de futebol: a linha de fundo e o gol

O futebol pode nos ensinar em sentidos opostos: aquilo que deve ser feito e o que precisa ser evitado. Chute a gol e para a linha de fundo, respectivamente. Dando continuidade à série inspirada na Copa do Mundo, considere mais duas lições.

Um chute para a linha de fundo: apostar no placar prévio.

No futebol, não se fixa o placar antes do jogo. Não se decide, previamente, ganhar de três a zero do adversário. Claro, é possível arriscar palpites, mas isso é para os apostadores.

Elaborar um planejamento financeiro por meio de uma planilha eletrônica e, com base nela, definir um plano de metas para que as pessoas corram atrás, é chute para a linha de fundo, certamente. Recompensar as metas por meio da tática da foca, então, é dar trabalho aos gandulas, responsáveis por buscar as bolas atiradas para a linha de fundo.

Um chute a gol: mais importante do que fazer o resultado é cuidar de quem faz o resultado.

Os líderes estão de olho em quem faz o resultado: os atletas. E não é pouco o cuidado para com eles. O técnico é figura-chave, atua como treinador, educador, organizador, estrategista. Acompanha, orienta e realiza o ajuste de rotas. Mas não faz tudo sozinho. Conta com o assistente técnico, que o apoia. E também com o preparador físico, voltado à performance de cada jogador. Seu papel é ampliar ainda mais as capacidades dos atletas: resistência, força, velocidade e flexibilidade.

A comissão técnica é formada por especialistas, entre os quais nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos, massagistas e médicos. Todos voltados para quem faz o resultado.

No campo e na hora do jogo, o capitão do time é fundamental. Exerce influência para que a equipe mantenha o equilíbrio, se integre e permaneça motivada ao longo de toda a partida.

Sim, o que vale é bola na rede como indicador de desempenho de um jogo, decorrente de todos os cuidados preliminares, durante e depois da partida. Vale ainda mais a taça! Sinal de que a liderança soube transformar a técnica e a estratégia em uma cultura de equipe voltada para o alto desempenho permanente. Durante largos períodos, os campeonatos. Com aprendizado contínuo. Para o líder e seus liderados!

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Carol
Carol
16 dias atrás

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. Sorteio das 19 horas

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • Livre-se dos rótulos!

    No princípio, era o verbo! Sim, a palavra é estruturante. A partir da palavra, o...

  • Crise de compromisso

     Sonhos não realizados, planos não implementados, projetos inacabados, objetivos não atingidos, metas não alcançadas! “Onde...

  • Carta fictícia de um colaborador a um líder verídico

    Sei que escrever cartas está fora de moda e tudo se faz por mensagens rápidas...


Vamos conversar?