A força do propósito

Este é o título da matéria de capa da Exame, na edição – já nas bancas – de primeiro de maio próximo. O complemento é instigante: “A ciência mostra que enxergar significado no próprio trabalho, algo cada vez mais escasso em todo o mundo, torna as pessoas mais saudáveis e produtivas. E é o caminho para uma vida plena e mais feliz”.

O sentimento é de satisfação ao saber que a mais importante revista de negócios do país resolveu dar destaque a um tema que nós, na Metanoia, tratamos há duas décadas.

A crise que afeta empresas e profissionais, como bem sabemos, é de significado, não de natureza econômica. A matéria caminha por aí. E constata: “estudos no campo da psicologia, da medicina e da neurociência mostram como o propósito, na vida e no trabalho, ajuda alcançar uma existência mais plena e saudável”.

Cita, ainda, pesquisa da Gallup, revelando que 85% dos empregados não se sentem engajados no trabalho. Mais: “cerca de 80% das pessoas não sabem qual é a sua paixão ou têm mais de uma e não sabem qual escolher”.

Uma empresa com propósito é admirada e conquista reputação, atrai, retém e engaja colaboradores e cultiva a lealdade dos clientes, como consta na matéria. É uma verdade que temos analisado ao longo dessas duas décadas, tal como o fato de que um propósito organizacional não conquista colaboradores enquanto eles mesmos não descobrirem os seus próprios propósitos. Só reconhece quem conhece. Colaboradores com propósito são mais engajados, motivados e contributivos.

Por essas e por outras, no final de 2017 lancei o livro “O Velho e o Menino” que trata da instigante descoberta do propósito, como indica o seu subtítulo. De lá para cá, milhares de pessoas de nossa comunidade acolheram o desafio de buscar seus propósitos, na certeza de que uma vida com significado é mais saudável do ponto de vista material e também espiritual. O processo recebeu o nome de “Chamamento”, aludindo  à conexão entre a chama pessoal – o desejo – e o chamado externo –, algo que vai além dos ganhos financeiros e da sobrevivência.

Seguimos propositando vidas e negócios. Com muita e gratificante antecedência, diante da atual e instigante reflexão, estampada nas bancas de revista. Antecipar-se faz toda a diferença!

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
SÉRGIO MOERBECK CASA
SÉRGIO MOERBECK CASA
6 anos atrás

Olá Roberto. Obrigado pelo assunto. Acabei de comprar a revista (ainda não li), mas seu blog despertou minha curiosidade, mais uma vez. Fiquei tentado a te enviar uma pergunta: mas como descubro meu propósito? e aí, lembrei-me do seu livro. Parafraseando: o propósito não é um fim e sim, meios, então não te enviei a pergunta!
Abraços.

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • Desça das nuvens e conheça a sua empresa!

    Da janela do avião, o mundo parece viver na santa paz. Tudo tão sereno e...

  • Empresa: vocação econômica. (Parte 1 de 2)

    Empresas são agentes econômicos. Existem para promover o desenvolvimento econômico, produzir riquezas, aumentar a abastança...

  • As três luzes Parte 1 – A luz sobre as coisas.

    O desafio do líder é incandescer a sua empresa, aumentando a voltagem de cada pessoa...


Vamos conversar?