Desiderato 6 – Eu desejo viver uma comunidade ética e humana

Queremos um mundo ético, mais humano e próspero. Quem não quer, em sã consciência? Queremos um país ético, mais humano e próspero. Quem não o deseja, também em sã consciência? Queremos uma cidade ética mais humana e próspera. Quem não a almeja e gostaria de habitar nela? 

Queremos uma empresa ética, mais humana e próspera. Quem não gostaria de investir os seus dias em uma com tal natureza? Queremos um trabalho ético, mais humano e próspero. Quem não se orgulharia de realizá-lo? Queremos ser pessoas éticas, mais humanas e prósperas. Quem, sadiamente, não almeja quereres tão fundamentais? 

Para concretizá-los, precisamos compreender que tudo acontece exatamente da menor para a maior instância, ou seja, do agente menor, o indivíduo, para o mais amplo, a comunidade. 

O universo é um vasto macrossistema no qual diversos sistemas se encontram para formar o todo, em que o ser humano é como um microuniverso. Em harmonia com o todo, as possibilidades são expandidas quando há ética, humanidade e prosperidade. 

Funciona assim: se uma pessoa tiver uma vida ética, humana e próspera, refletirá isso em seu trabalho. Vai inspirar também a família, os vizinhos e os amigos, os quais, por sua vez, influenciarão o bairro e todo o seu entorno. Tal influência se estenderá, naturalmente, à comunidade, à cidade, ao estado e ao país. Transformado assim em nação, o país estenderá esse entendimento ao mundo e, este, o cosmo.

Fazemos parte da família, da sociedade, da empresa, do planeta, do universo. Somos trabalhadores da mesma vinha, para a qual colocamos à disposição o que temos de melhor: valores, virtudes, conhecimentos, habilidades, aptidões, talentos, sentimentos. Tudo voltado para produzir frutos de excelência.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses:

  • Mergulhe de coração em uma história inspiradora: Starbucks

    “Em um dia de inverno, aos 7 anos, ao voltar para casa da escola encontrei...

  • Para criar oportunidades 4 – A pressa e a mesmice

    Existem empresas que vivem a síndrome da pressa. Seus funcionários estão sempre atabalhoados e o...

  • As três luzes

    O desafio do líder é incandescer a sua empresa, aumentando a voltagem de cada pessoa...