Onde está a sua atenção?

Onde a sua atenção está é determinante para o seu sucesso. Isso porque onde está a sua atenção, lá estão também os seus pensamentos. E deles dependem as suas decisões e ações. E os resultados são decorrentes dessas ações.

Infelizmente, nem sempre a nossa atenção está aonde devia. Dispersos, tomamos decisões equivocadas e ações com baixo poder de resultados.

Agora, se a atenção estiver nas ameaças do mercado ou do negócio, a mente será tomada por pensamentos de preservação e autodefesa. As decisões, portanto, serão pela busca de segurança.

Por outro lado, se a atenção estiver nas oportunidades, o conjunto de pensamentos se altera. Quem enxerga oportunidades, está diante de um desafio. E o desafio cria o estímulo perfeito para acionar a imaginação e a criatividade.

Dinheiro é importante, tanto para os negócios quanto para as finanças pessoais. Mas quando a atenção está no dinheiro acima de tudo, corre-se o risco de se desviar do que é mais importante e do que verdadeiramente gera dinheiro, de maneira permanente. Se a nossa atenção estiver no cliente, como pessoa que busca algum tipo de ajuda ou solução, certamente redobraremos nosso cuidado. O dinheiro será a justa recompensa de uma relação nutritiva. Saudável, portanto, para ambas as partes.

A sua atenção está concentrada em que tipo de afazeres? Pense a respeito: nem sempre preparamos uma agenda produtiva, para fazer o melhor uso do tempo e aproveitar o melhor de nós.

Faça a seguinte pergunta: “o que só eu posso fazer para que os resultados aconteçam?” A resposta a essa pergunta é fundamental para que você coloque a sua atenção onde ela efetivamente deve estar.

Muitos colocam suas atenções mais no futuro do que no presente. Na verdade, tudo o que existe é o aqui e o agora.

Então, melhor do que colocar a atenção num futuro que pode se transformar em infinita espera, é manter a atenção no presente e torná-lo intenso em todos os sentidos.

E onde está a sua atenção quando participa de uma reunião? Em geral, exageramos na atenção dada aos resultados que almejamos e esquecemos das pessoas que farão esse resultado acontecer.

Colocar a atenção mais no resultado do que nas pessoas é acreditar que eles acontecem por si mesmos ou por meio de indicadores quantitativos que funcionam como metas.

O único “recurso” confiável para obtenção e aumento dos resultados ainda é o ser humano, ou seja, as pessoas que nos cercam. Os resultados acontecem quando nossos colaboradores têm clareza dos objetivos, se animam com os propósitos, reconhecem as estratégias, e compartilham a mesma linguagem.

Se você tem certeza de que a atenção é determinante para o seu sucesso, então coloque a sua atenção onde ela deve estar. Defina o que é essencial no seu trabalho e na sua vida. Depois, reconduza o seu estilo de liderar, a sua forma de negociar, o uso do seu tempo, o seu relacionamento com as pessoas e os seus projetos profissionais e pessoais para onde a sua atenção recomendar.  E colha os frutos! Acredite, serão os melhores, sempre e cada vez mais saborosos, a cada nova safra.

Se inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais velho
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ivo Ribeiro
Ivo Ribeiro
7 anos atrás

No mundo de hoje, com o volume de informações e estímulos que recebemos diariamente a virtude da atenção é um grande desafio.

Zé Luiz
Zé Luiz
7 anos atrás

Verdade Ivo, e um verdadeiro bombardeio.
Se manter diciplinado e o desafio maior.

Mas é para isso mesmo que somos Líderes,
Viver atento a tudo e fazendo as melhores escolhas.

Zé Luiz.
Zé Luiz.
7 anos atrás

É bem assim.
Muito maior se torna nossa responsabilidade
Com o que e como fazemos.

maria
maria
7 anos atrás

mais será que isso nao nos torna seres muito ‘chatos’ por que vc fala da disciplina eu concordo que sim mais temos que ter um certo cuidado para isso nao nos engessar emocionalmente falando….como se manter disciplinado e livre emocionalmente ??

Roberto Tranjan
Roberto Tranjan
7 anos atrás
Reponder  maria

Obrigado pelo seu comentário.
Defino disciplina, no livro “Rico de Verdade”, como “uma atitude de temperança ao adiar a satisfação ao mesmo tempo em que se assume o compromisso”.
Temperança é virtude, adiar a satisfação é controle emocional e assumir compromisso consigo mesmo é retidão de caráter.
Ser discípulo de si mesmo (e essa é a essência da palavra disciplina) é ser rico de verdade.

James
James
7 anos atrás

Roberto,
Sou fã do livro Rico de Verdade. O CD é meu companheiro de viagem no carro e posso te dizer. Viver as disciplinas é viver na sua essência . Você vive mais sua vida de verdade e por conta disso contribui mais com os negócios e pessoas.
Estou muito certo disso e procuro disseminar as virtudes e Disciplinas ao máximo com as pessoas que conheço !!
É muito bom viver o presente e é um presente viver inteiro.

Zé Luiz.
Zé Luiz.
7 anos atrás
Reponder  James

Belo comentário James.
Obrigado

maria
maria
7 anos atrás
Reponder  James

james isso é bem legal……viver intensamente dosando a disciplina e a liberdade!!kkkk

Quem leu esse artigo também leu esses: