Qual progresso queremos?

Todos almejamos que a medicina evolua. Isso garante, para nós, a possibilidade de melhor saúde. Da mesma forma, ansiamos por meios de transporte mais eficazes. Assim teremos maior mobilidade. Desejamos também, que os meios de comunicação funcionem a contento. Assim, contaremos com informações disponíveis e confiáveis. Buscamos, ainda, por alimentos saudáveis para ter uma nutrição rica e completa. Ansiamos por energia de qualidade e acessível para assegurar que nossas casas e empresas funcionem direito. Almejamos, claro, por educação cuidadosa, para que possamos ampliar os conhecimentos. Tudo isso recebe o nome de progresso. Salve!

De repente, no entanto, o tal do progresso parece voltar-se contra si mesmo. A medicina confunde o conceito de saúde, o transporte empaca, as comunicações se entopem de mensagens enganosas, os alimentos se contaminam prejudicando a nutrição, a energia coloca em risco o planeta, a educação emburrece. É quando o próprio progresso se boicota.

O progresso que só cresce horizontalmente não é um progresso completo. De nada vale, realmente, apenas aumentar os volumes, as quantidades, as cifras. É preciso crescer também na vertical, ou seja, na qualidade de consciência, de virtudes, de cidadania, de amor e de liberdade.

Progresso deve se ampliar horizontalmente, mas, sobretudo, elevar-se verticalmente. Vale para um país, vale para uma empresa.

Sempre que pensarmos em progresso, o nosso desejo de progredir tem de considerar ambos os eixos, o horizontal e o vertical, sem esquecer – ainda – do diagonal. A metodologia da Gestão CMA (corpo, mente e alma) nos ajuda a esse ter um olhar sistêmico.

Progredir no sentido horizontal é alargar o corpo da empresa. Inclui o aumento da produção, a expansão do quadro fabril ou operacional e do espaço físico e equipamentos. Tudo muito mensurável, sem deixar dúvidas sobre a efetividade desse progresso.

Progredir no sentido diagonal é ampliar a mente da empresa. Implica mergulhar mais fundo nas demandas dos clientes atuais e conquistar novos, bem como outros mercados. É averiguável, assegurando o progresso também nessa dimensão.

É na alma, no entanto, que ocorre o crescimento vertical.   É nela que se amplificam as consciências, os valores, as virtudes e as competências relacionais e emocionais para além dos conhecimentos técnicos (que favorecem o corpo) e algoritmos de negócios (que favorecem a mente).

Progressos consistentes são aqueles que abrangem a tríade. Progresso de verdade, portanto, é quando o crescimento acontece no corpo, na mente e na alma.

Crescer, talvez. Progredir, sempre.

 

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