Pratique o humanismo!

Sempre gostei da palavra excelência e do que ela significa, quando indicada como qualidade de algo ou alguém. Assim, é sinônimo de admirável, brilhante, excepcional, exímio, extraordinário, magnifico, notável, ótimo. Leia cada um dos adjetivos em voz alta para si e sinta o quanto você vai se distanciando de outra, justamente o seu contrário, a mediocridade.

Exercito diariamente o distanciamento da mediocridade e a aproximação da excelência desde que o ouvi dizendo: “não faça nada que não seja excelente”. Foi ele quem trouxe para o mundo dos negócios e do trabalho o conceito de excelência e, embora décadas tenham se passado, a palavra mantém o viço e o conceito continua desafiador.

Presente em todas as suas obras, a excelência está no produto final ou entregue ao cliente, na forma de prestar o serviço, na maneira de executar o trabalho e nos resultados alcançados.

Excelência requer conhecimento e criatividade, mas, acima tudo, um estado de espírito favorável para que se expresse. Requer cuidado e constância. Nada menos que aprimoramento contínuo.

Na Metanoia, empresa da qual participo, excelência é mantra diário, portanto, “não faça nada que não seja excelente” sempre está na ordem do dia. E aí a mágica acontece: na medida em que as pessoas praticam a excelência elas vão também se tornando excelentes. Um tipo de osmose virtuosa.

Ele agora retorna, estendendo o conceito de excelência para outro urgente, o humanismo. Não importa o caos, a desordem, a pandemia, a guerra, a crise e o que mais apareça como desafio ou infortúnio. Mais que um conceito, excelência é filosofia de vida. Mais que um desejo, humanismo é condição para a sobrevivência e a prosperidade da nossa espécie.

Estou me referindo a Tom Peters e o recém-lançado “Humanismo Extremo”, declarado pelo autor como o seu último livro. E, claro, a palavra excelência não poderia faltar e está no subtítulo da obra: “o novo padrão de excelência no mundo e nos negócios”.

Considero a leitura imprescindível para todos aqueles que vivem o mundo dos negócios e almejam ir além do sucesso na profissão, carreira ou empreendimento.

Você também me encontra por lá, no testemunho em forma de prefácio à edição brasileira.

Vamos juntos, praticando e vivendo a excelência, com muita – e urgente! – humanidade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses: