Educação Transformadora

Preparo, sim! Treinamento, sim! Preparar-se ou preparar a equipe para que? Como treinar? Substitua as palavras “preparo” e “treinamento” por educação. Mas uma educação transformadora! Agora, sim, estamos no caminho. Vamos denominá-la de metanoia.

Metanoia é substantivo de origem grega. Significa uma completa transformação do entendimento e que só acontece com a mudança de estágio da consciência.

Quando se permanece no mesmo estágio de consciência, repetem-se crenças, percepções, pensamentos, sentimentos. Dá-se volta ao redor dos mesmos problemas e preocupações.  Para quem é refém deles, a metanoia é a saída para o vicioso rodamoinho e o ingresso em um mundo virtuoso. Sim, existem diferentes mundos, a depender do estágio de consciência.

Não se trata apenas de mudar de opinião, mas do jeito de pensar. Não se trata apenas de ampliar o vocabulário ou de agregar novos conceitos. Não se trata apenas de mudar de ideia. Não se trata apenas de obter mais informações e conhecimentos. Esses existem por toda a parte, alavancados via internet e tecnologia. E não garantem uma metanoia. Acrescentar mais chá na xícara transbordante é um desperdício de tempo e inteligência. A verdadeira educação é o exercício de desaprender e aprender.

Metanoia é uma mudança de dentro para fora. Quem muda é você; em primeiríssimo lugar! Depois, e como consequência, muda o entorno, por conta de suas decisões, agora sob outro ângulo de visão; mudam os resultados por conta de ações consistentes e coerentes com o novo estágio de consciência.

A palavra vem do grego nous, que significa “mente” e de  meta, “aquilo que vai além”. Para além da mente, eis o significado filosófico de metanoia. Uma amplitude de visão e expansão de consciência, portanto.

Transformada em processo de educação corporativa, Metanoia veio para o mundo empresarial no final dos anos 90, seguida do livro com o mesmo nome e que registrou os avanços alcançados pela prática em várias empresas de diversos tamanhos e ramos de atividade.

Por ser uma educação transformadora, deu origem a uma nova economia ora denominada de Economia ao Natural.

Nada mais natural do que tratar do essencial na gestão e nos negócios, para gerar riquezas nas várias dimensões – emocional, relacional, espiritual – além da econômico-financeira. Amplie, portanto, seus horizontes, transformando-se e transformando. Basta querer.

 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quem leu esse artigo também leu esses: